BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS
Powered By Blogger

domingo, 21 de março de 2010

A adolescência

    A adolescência provoca uma ampla e profunda desestruturação de todos os níveis da personalidade, seguida de um processo de reestruturação, que passa por oscilações nas formas de exprimir-se e apresentar-se, ao longo de vários anos. A atitude do meio (família e sociedade) em que se desenvolve a crise da adolescência, e factores da personalidade do indivíduo irão influenciar bastante este momento. Existem muitos seres humanos que, por razões de patologia social ou familiar, nunca passam por esta necessária crise e, portanto, nunca atingem os níveis superiores de maturidade seja intelectual, seja emocional. Quantas pessoas conhecemos que nos parecem eternos adolescentes, mesmo não tendo mais idade para tal?
Diante de tantas mudanças a “anormalidade” é normal nesta fase e a inquietude é a maior consequência. Contudo, essa inquietude provocará uma busca pela diferenciação de seus pais, de seus objectos da infância, e devido à ansiedade e crise geradas, a rebeldia desencadeará a desvalorização dos pais, a qual é necessária para que como dito acima o adolescente encontre seu lugar como indivíduo. Para tal diferenciação necessita negar o que até então foi um modelo seguido e imitado – os pais, para criar o seu próprio. Com suas crises e conflitos psíquicos o adolescente projeta essa sua confusão interior em seu meio familiar, fazendo com que todos desse ambiente adolesçam com ele. O adolescente também pode passar por momentos difíceis, nos quais diante de tantas ideias foge do mundo externo e se isola reflectindo sobre a sua inconformação. Esse estado é ideal para o seu próprio conhecimento, e para a acomodação das novas ideias.
No entanto, toda essa agitação resultará na identidade adulta após identificações, experiências familiares, sociais e pessoais. É saudável para o desenvolvimento psíquico a quebra de aprendizados morais, religiosos e o questionamento de tudo e todos.

0 comentários: