BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS
Powered By Blogger

domingo, 21 de março de 2010

Pais e adolescentes nem sempre estão de acordo




A adolescência é uma etapa de mudanças pessoais e familiares. Novas formas de pensar e sentir requerem alguns ajustes nas regras familiares, que se aceitem as novas formas de expressão dos jovens.

Frequentemente, ouvem-se com algum alarido gritos por parte de um ou ambos os pais: “Que vergonha tenho desse cabelo! Onde pensas tu que vais?”, ou “Essas calças estão rotas! Nem penses que sais assim de casa”, ou ainda”Credo! O que te aconteceu à saia? Pensas que vais mostrar as pernas a quem?”, etc.

Inclusive, nalguns gabinetes de psicologia é frequente ouvir as queixas dos pais ao psicólogo tal como “a minha filha cada vez se veste pior. Não entendo, eu eduquei-a a usar roupas bonitas e a combinar os sapatos com os vestidos”, “Porque gosta o meu filho de andar com roupa rota”, “Que devemos fazer, Sr. Doutor? Não há medicação para esta maluquice?”

Mas afinal, o que é normal? Esse é o ponto de desencontro entre os adolescentes e os seus pais, uma vez que cada um tem o seu ponto de vista do que se considera normal.

Os pais que enfrentam a adolescência dos filhos têm que procurar alternativas que permitam encontrar o ponto de intermédio entre a liberdade que a idade dos jovens tentam encontrar, e as normas que ainda têm que cumprir visto estarem dependentes das mesmas.

Um dos temas mais polémicos é a roupa: os pais têm obrigação de os ajudar na sua adaptação ao seu novo mundo social e às propostas do mercado, tendo em conta a necessidade de afinar os seus gostos, a sua responsabilidade para o cuidado da roupa e a sua capacidade de tomarem as suas próprias decisões.

0 comentários: